A preservação ambiental por meio de atitudes conscientes, como o descarte correto do óleo de cozinha usado, vem sendo difundida pelo programa “Olho Vivo”, uma iniciativa da BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Sumaré.
No município, já existem nove pontos de coleta de óleo, em diversas regiões, para que a população realize o descarte correto e sem custo do resíduo.
Dados divulgados em 2021 pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) demonstram que, no Brasil, são consumidos cerca de três bilhões de litros de óleo ao ano e, de cada quatro litros consumidos, um é descartado de forma incorreta. Isso representa 700 milhões de litros ao ano despejados de forma irregular.
Por isso, fazer a destinação correta do óleo de cozinha usado é uma ação urgente por impactar diretamente na preservação ambiental e contribuir, por exemplo, para a preservação de córregos e rios da cidade.
Um dos pontos onde esse descarte incorreto ocorre é na rede coletora de esgoto – responsável por transportar o efluente dos imóveis dos clientes para as Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s) para ser tratado e, depois, devolvido limpo ao meio ambiente. Ao ser despejado incorretamente nas redes coletoras, o óleo, com o tempo, se solidifica e se transforma em placas, que acabam obstruindo as tubulações e causando extravasamentos de esgoto. O resultado impacta não só o meio ambiente, mas também a saúde dos moradores.
Por isso, por meio do programa Olho Vivo, em 2024 a BRK fomentará a educação ambiental na comunidade, com palestras em escolas e outras instituições que tenham interesse em se tornar ponto de coleta de óleo de cozinha usado. A ideia é disseminar informações sobre o uso das tubulações de esgoto e a importância da correta destinação do óleo.
Como fazer o descarte correto
Quer fazer parte desse time consciente e descartar o óleo corretamente? É fácil! Armazene o óleo usado em uma garrafa pet e depois leve até um dos pontos de coleta mais próximo a você:
– Loja de atendimento – Sede (rua Emílio Leão Brambila, 300)
– Loja de atendimento – Matão (avenida Minasa, 1408)
– Loja de atendimento – Área Cura (rua Maximiano Lopes, 202)
– E.E. Maria Ivone Martins Rosa: rua Luciano Ramos Ayala, 589 – Jardim Denadai
– E.E. Maria Cheila Alves: rua Aldo de Oliveira Muller, 393 – Parque das Nações
– E.E. Ondina Pinto Gonzalez: rua Mario Bosco, 91 – Jardim Morumbi
– E.E. Wanda Félix de Andrade: rua Nelson Setti, 70 – Parque Bandeirantes I
– E.E. Rubens Oscar: rua Marcelo Cavalcante de Menezes, 415 – Jardim Santiago
– E.E. Luís Henrique Marchi: rua Guido Segalho, 250 – Jardim São Judas Tadeu.
Palestras
As escolas ou outras instituições que tiverem interesse em receber a palestra educativa e se tornar um ponto de coleta podem entrar em contato pelo e-mail sustentabrisp@brkambiental.com.br.
Fonte: BRK Comunicação – Regional SP