Sumaré, 4 de janeiro de 2026 — A Secretaria de Mobilidade Urbana e Rural promoveu alterações no procedimento de vistoria dos veículos que prestam serviços particulares de transporte escolar para agilizar o atendimento aos condutores.
A partir de agora, as vistorias serão realizadas nas Instituições Técnicas Licenciadas (ITL) credenciadas pela Senatran. O procedimento e o pagamento devem ser realizados diretamente com a empresa responsável pela vistoria.
Para ser submetido à vistoria, o veículo precisa estar devidamente licenciado e registrado como veículo de passageiros, classificado na categoria aluguel. A lista de instituições credenciadas pode ser consultada no site da Senatran: https://www.gov.br/transportes/pt-br/assuntos/transito/senatran/itl-instituicao-tecnica-licenciada.
Na vistoria, os técnicos avaliam as condições de segurança e conforto do veículo e emitem o selo de conformidade, que deve ser afixado no para-brisa. São verificados, entre outros itens:
- Condições mecânicas e elétricas;
- Pneus e pneu sobressalente;
- Triângulos de advertência;
- Extintores de incêndio;
- Cintos de segurança;
- Registradores de velocidade;
- Faixa escolar de 40 centímetros em toda a extensão do veículo;
- Vidros e para-brisas riscados ou trincados (conforme normas do CONTRAN).
As vistorias do primeiro semestre serão realizadas mediante agendamento e conforme o final da placa. O calendário inicial é:
- Fevereiro: finais 1 e 2;
- Março: finais 3 e 4;
- Abril: finais 5 e 6;
- Maio: finais 7 e 8;
- Junho: finais 9 e 0.
O não cumprimento da vistoria obrigatória pode acarretar em multa e apreensão do veículo. Para mais informações, o contato é (19) 3399-5572.
Até 2025, as vistorias eram realizadas na SMMUR e também nas empresas cadastradas no SENATRAN, o que alongava o processo e gerava custos duplicados para os condutores. Com a alteração, os motoristas devem pagar apenas uma vez as taxas do procedimento, além de agilizar a ação e liberar mais rápido os veículos.
Fonte: Prefeitura de Sumaré.




