O Centro de Oncologia Campinas (COC) inaugurou, na quarta‑feira, 28/01/2026, às 16h, a Casa de Bem‑Estar, espaço para cuidar da saúde mental e física dos profissionais que atendem pacientes oncológicos.
Localizada em frente à sede do COC, na rua Alberto de Salvo, 432, em Barão Geraldo, Campinas, a casa oferece áreas para descanso, recreação e socialização nos intervalos de trabalho.
A iniciativa reforça a relação entre o cuidado ao paciente e o cuidado com quem presta o atendimento. Em consonância com as ações do Janeiro Branco — campanha dedicada à conscientização sobre saúde mental — a Casa de Bem‑Estar visa fortalecer o senso de pertencimento e a sustentação do atendimento humanizado priorizado pelo centro.
“No contexto da assistência à saúde, a importância de proporcionar um ambiente de trabalho favorável aos profissionais não pode ser subestimada. O Centro de Oncologia de Campinas vai além da mera prestação de cuidados clínicos ao oferecer uma área que serve como um espaço de descontração e renovação para seus colaboradores.”
O projeto prevê zonas com assentos confortáveis e elementos da natureza, criando um ambiente acolhedor e relaxante. Em parceria com instituições e especialistas, o COC pretende oferecer atividades voltadas a ajudar os profissionais a se desconectarem das demandas emocionais e físicas do dia a dia.
- Aulas de relaxamento
- Aulas de ioga
- Oficinas com trabalhos manuais
Os argumentos para investir em pausas e espaços de descanso são apoiados por pesquisas citadas pelo COC: um estudo da consultoria Gartner apontou que pausas no trabalho podem aumentar a produtividade em até 26%; pesquisa conduzida pela Eisenbahn e Datafolha indicou que 43% das pessoas entrevistadas vivem em modo acelerado, e que a qualidade do trabalho está relacionada ao descanso. Esses resultados são usados como referência para justificar a atenção às necessidades psicossociais dos profissionais de saúde, sem extrapolar as conclusões científicas originais.
“Com isso, a Casa do Bem‑Estar não apenas cuida dos que cuidam, mas também contribui para a excelência no atendimento ao paciente.”
A Casa do Bem‑Estar já está integrada ao cotidiano dos colaboradores e funcionará como um ponto de renovação durante o turno: pequenas pausas, encontros informais e atividades guiadas poderão compor uma rotina que busca reduzir o desgaste emocional e físico inerente ao cuidado oncológico.
Fonte: Sigmapress Assessoria de Comunicação
