A região de Campinas registrou aumento no número de microempreendedores individuais (MEIs) em 2025, com 300.894 optantes do Simples Nacional, alta de 3,1% sobre 291.987 em 2024 — o equivalente a 8.907 novos registros.
Quase todas as cidades da região tiveram crescimento no número de MEIs, o que indica que o empreendedorismo segue como alternativa para geração de renda e formalização de pequenos negócios.
Entre os destaques por variação percentual estão Indaiatuba, Artur Nogueira, Conchal, Engenheiro Coelho e Sumaré, que registraram os maiores aumentos.

“Esse crescimento é muito significativo porque mostra que o empreendedor continua apostando no próprio negócio. O fato de praticamente todas as cidades da região registrarem aumento reforça a importância do MEI como porta de entrada para quem quer empreender de forma regularizada.”
“Decidi abrir meu MEI em 2025 como uma forma de buscar crescimento pessoal e, principalmente, mais liberdade de horário. Hoje, tenho um minimercado instalado em condomínio e a expectativa para 2026 é consolidar o faturamento, manter o negócio em ascensão e aprimorar cada vez mais a gestão.”
O Sebrae‑SP oferece suporte para quem busca formalizar o negócio, com orientações sobre direitos e deveres do MEI, auxílio na emissão de boletos DAS, além de cursos e consultorias.
Fonte: Sebrae Campinas




