Hortolândia passou a operar o programa Consultório na Rua, que iniciou atendimentos em 16 de dezembro de 2025 na Casa de Passagem, informou a Prefeitura.
O veículo usado no programa foi apresentado em cerimônia no dia 11 de dezembro, com a presença do prefeito José Nazareno Zezé Gomes e de representantes das secretarias de Saúde e de Inclusão e Desenvolvimento Social.
O objetivo da ação é oferecer atendimento e assistência a pessoas em situação de rua por meio de uma atuação conjunta entre as Secretarias de Saúde e de Inclusão e Desenvolvimento Social. Segundo levantamento citado pela Prefeitura, 140 pessoas estão nessa condição em Hortolândia; a adesão ao programa segue a iniciativa do Ministério da Saúde.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a equipe é multiprofissional e inclui:
- Médico
- Enfermeiro
- Dentista
- Técnico de saúde bucal
- Psicólogo
- Assistente social
- Técnico de enfermagem
O atendimento foi iniciado pela Casa de Passagem — uma das três unidades municipais de acolhimento, junto ao Centro POP e ao Abrigo Institucional — e ocorrerá em escala às terças e quintas-feiras, com encaminhamento para outros serviços do SUS quando houver necessidade de atenção de maior complexidade.
“É um serviço que levará saúde diretamente aos moradores em situação de rua.”
Fonte: Prefeitura de Hortolândia




