A Secretaria Municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social de Sumaré realizou, na última sexta-feira, uma reunião ampliada com o Lar Mulher — executado pela OSC Casa de Acolhimento Resgatar — para discutir o atendimento a mulheres em situação de violência doméstica e revisar o fluxo de atuação da rede socioassistencial; o encontro reuniu 50 profissionais do município.
O objetivo do encontro foi compartilhar informações, alinhar procedimentos e fortalecer o protocolo de notificação e acompanhamento dos casos. A iniciativa buscou consolidar a atuação em rede entre serviços executados direta e indiretamente pelo município.
Desde 2018, o Lar Mulher acolheu mais de 300 mulheres e seus filhos em local sigiloso, garantindo proteção e orientação inicial. A equipe realiza acompanhamento para elaboração de boletins de ocorrência, realização de exames de corpo de delito e esclarecimentos às mulheres atendidas.
O CREAS segue como referência para orientação e acompanhamento de mulheres e famílias em situação de violência. O equipamento conta com assistentes sociais, psicólogas e advogado para atendimento e encaminhamentos.
Para a secretária de Inclusão Social, Noemi Stein Sciáscio, é fundamental que os serviços próximos às residências, como os CRAS e as organizações parceiras, estejam preparados para um atendimento respeitoso e adequado.
As mulheres procuram primeiro os equipamentos próximos de suas residências, como os CRAS e organizações parceiras. Por isso, é fundamental que todos os profissionais estejam preparados para um atendimento respeitoso e adequado.
A reunião teve como foco consolidar a atuação em rede e aperfeiçoar o fluxo de atendimento, com ênfase na notificação e no acompanhamento dos casos.
Serviço
- Canal de atendimento: (19) 98261-2090
- Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
- Local: Avenida Brasil, 1111, Nova Veneza (CREAS)
Fonte: Prefeitura de Sumaré




