A Amcham Brasil, em parceria com a Humanizadas, lançou em 25, durante o Amcham Talks 2025, em Campinas (SP), a pesquisa Panorama 2026. O levantamento ouviu 629 executivos de médias e grandes empresas, que representam mais de 592 mil colaboradores. O estudo aponta que a Inteligência Artificial passou a prioridade número um para 2026, mas a maioria das companhias ainda destina percentuais reduzidos do orçamento à tecnologia.
A pesquisa teve como objetivo mapear prioridades e maturidade em IA nas empresas brasileiras e expôs uma diferença entre a prioridade declarada e o impacto efetivamente observado nas organizações. Segundo a análise, há um desalinhamento entre discurso estratégico e alocação de recursos e resultados obtidos até o momento.
Principais indicadores do levantamento:
- 77% das empresas investem até 2% do orçamento em IA;
- 9% afirmam investir acima de 5%;
- 61% dos líderes não perceberam impacto relevante até agora;
- 3% indicam ter transformado a IA em novas receitas ou vantagem competitiva.
Áreas de aplicação
O uso da IA concentra‑se em setores voltados ao cliente, com menor presença em funções estratégicas.
- 59% em Atendimento e Experiência do Cliente;
- 54% em Marketing e Vendas;
- 38% em Finanças;
- 38% em Estratégia de Negócio;
- 29% em RH e Sustentabilidade.
Barreiras apontadas
As principais dificuldades para acelerar projetos de IA passam por capacitação, estratégia e qualidade de dados.
- 64% citam falta de capacitação técnica das equipes;
- 52% mencionam ausência de estratégia clara de uso;
- 43% indicam baixa qualidade dos dados internos;
- 83% afirmam utilizar agentes autônomos apenas em tarefas simples ou não planejam adotá‑los até 2026.
Como ressalta Marcelo Rodrigues, Diretor Executivo de Inovação e Novos Negócios da Amcham Brasil, há um paradoxo entre prioridade declarada e investimento real, o que pode comprometer a competitividade das empresas que não agirem rapidamente.
“O Panorama 2026 revela um paradoxo claro: a Inteligência Artificial é a prioridade nº1 das empresas no Brasil, mas o investimento ainda não acompanha o discurso. A empresa que não investir nem aprender a criar modelos e processos a partir das oportunidades tecnológicas que a IA oferece desde já abrirão uma lacuna que poderá inviabilizar a competitividade do seu negócio.”
Informações do Evento
- Data: 25 (durante o Amcham Talks 2025)
- Local: Campinas (SP)
Resposta da Amcham
Como resposta ao desafio identificado pelo estudo, a entidade lançou o Hub de Inteligência Artificial, com três frentes de atuação voltadas para acelerar a adoção e a colaboração entre atores do ecossistema.
- Capacitação executiva — camps e masterclasses internacionais;
- Troca de melhores práticas — relatórios, webinars e comunidade de líderes;
- Projetos colaborativos — conexão entre empresas, startups e universidades.
O estudo completo está disponível em amcham.com.br/panorama2026. O Amcham Talks reuniu CEOs, empresários e profissionais em Campinas (SP).
Fonte: Comunicação Estratégica Campinas