sábado, 4 outubro, 2025
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Regiões de Campinas e Piracicaba somam 675 brechós

A pesquisa Brechós 2025, realizada pelo Sebrae-SP entre 23 de abril e 4 de maio de 2025, aponta que as regiões de Campinas e Piracicaba somam 675 brechós, com maioria concentrada nas cidades de Campinas e Piracicaba e presença em Americana e Limeira.

O levantamento classificou os estabelecimentos por porte, identificando predominância de microempreendedores individuais. Os dados mostram a composição por categoria e ajudam a mapear o perfil do setor nas regiões pesquisadas.

  • 470 microempreendedores individuais (MEIs)
  • 183 microempresas (MEs)
  • 22 empresas de pequeno porte (EPP)

Detalhes da pesquisa

A pesquisa foi elaborada a partir de duas sondagens: uma apresentou estatísticas do varejo de produtos usados no estado de São Paulo; a outra trouxe resultados de pesquisa de campo com 400 consumidores, com coleta de dados entre 23 de abril e 4 de maio de 2025.

No estado, o levantamento identificou 7.348 pequenos negócios no comércio varejista de produtos usados, sendo 5.211 (71%) MEIs. O estudo também aponta gasto médio por compra entre R$ 50 e R$ 100.

O que os consumidores procuram

Entre os itens mais procurados pelos consumidores estão:

  • Roupas masculinas — 51%
  • Roupas femininas — 50%
  • Calçados — 46%
  • Acessórios (bolsas, bijuterias, óculos) — 43%
  • Roupas de grife — 42%

Motivações e frequência

Os principais motivos apontados para a compra em brechós foram preços mais baixos (71%), qualidade dos produtos (45%) e sustentabilidade/consumo consciente (43%).

Sobre a frequência de compra, 32% costumam comprar a cada dois meses (média de seis compras por ano) e 22% compram uma vez por semestre (duas compras por ano). A preferência por brechós físicos é de 84%, enquanto brechós online reúnem 40% da preferência.

O aumento na procura por brechós é reflexo direto da busca por consumo consciente, economia e autenticidade. Temos observado um público cada vez mais jovem e engajado, que valoriza peças únicas, sustentabilidade e propósito na hora de comprar.

Évelly Moraes, analista de negócios do Sebrae-SP

Consumidores entrevistados destacaram a possibilidade de garimpar peças vintage, negociar preços e adaptar peças por meio de reparos e customizações, o que distingue a experiência de compra em brechós de outras modalidades de varejo.

A fundadora do Brechó La Première, Deborah Maria Cintra Vilela Loureiro, informou que o negócio começou há 10 anos em um espaço pequeno e hoje conta com loja física e online, atendendo clientes em todo o país.

Fonte: Sebrae-SP

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