quinta-feira, 4 setembro, 2025
Formatar Data em JavaScript

Tijolinho aparente mantém presença constante em projetos residenciais

O tijolinho aparente mantém presença constante em projetos residenciais, contribuindo tanto para a estrutura quanto para o aspecto estético de interiores e fachadas, segundo as arquitetas Vanessa Paiva e Claudia Passarini, do escritório Paiva e Passarini Arquitetura. O material aparece em superfícies internas, fachadas, jardins e áreas externas, inclusive em uma residência em São José do Rio Preto.

Origem e evolução

A história do tijolinho remonta às civilizações antigas, quando o barro moldado e queimado ao sol era usado para erguer casas e templos. Com o tempo surgiram versões tradicionais, como o tijolo maciço artesanal, e hoje há revestimentos modernos que reproduzem a aparência do tijolo sem o peso da peça estrutural.

“A tecnologia permitiu reproduzir o charme original com mais leveza e praticidade, ampliando as possibilidades de uso.”

Claudia Passarini, arquiteta

Versatilidade e aplicações

O tijolinho transita entre propostas rústicas e sofisticadas e é aplicado em diferentes ambientes, do hall de entrada a áreas internas e externas. Quando combinado com madeira, pedra ou metais, mantém o aconchego e reforça a autenticidade de espaços de destaque.

O tom terracota atua como elemento que aquece o ambiente, podendo assumir protagonismo ou funcionar como detalhe valorizador, especialmente em áreas externas. A evolução do material ampliou as opções: além da função estrutural, integra detalhes de mobiliário e soluções de revestimento como os bricks, com variações de cor, paginação e acabamento.

Projeto em São José do Rio Preto

Nesta residência projetada pelo escritório Paiva e Passarini Arquitetura, a fachada se destaca pelo revestimento completo em tijolinho, transmitindo imponência e unidade visual. A lateral conecta a frente aos fundos, e os tijolinhos estruturam o caminho junto ao paisagismo.

Na área externa que integra área gourmet e piscina, o tijolinho foi aplicado para aquecer o espaço com seu tom terracota, valorizando tanto ambientes compactos quanto áreas mais amplas. Projeto Paiva e Passarini Arquitetura | Fotos: Vitor Martins.

Serviço

  • E-mail: arquitetura@paivaepassarini.com.br
  • Site: www.paivaepassarini.com.br
  • Instagram: @paivaepassarini

Fonte: dc33 Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Post

Popular

Descubra mais sobre Jornal Spasso Cidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading