A Confraria da Dança apresenta a montagem “Criação e Criatura – Animália” no dia 30 de agosto (sábado), às 20h, no Teatro Barracão – Território das Artes, em Campinas. A sessão terá trilha musical ao vivo e, após a apresentação, haverá bate-papo com o público. Entrada é livre.
A obra é resultado de uma Residência Artística conduzida pelos fundadores Diane Ichimaru e Marcelo Rodrigues. A Confraria da Dança atua desde 1996 em criações autorais e desenvolve projetos na sede do grupo, em Campinas. O projeto foi fomentado pelo Programa FUNARTE de Apoio a Ações Continuadas 2023 – Grupos e Coletivos Artísticos.
A residência ocorreu nos meses de junho, julho e agosto de 2025 e envolveu um processo de criação coletiva com quatro artistas da cena contemporânea da Região Metropolitana de Campinas. Os participantes foram selecionados entre 65 inscritos mediante análise de formulários, vivência coletiva e entrevistas presenciais.
Cada selecionado recebeu remuneração para integrar a criação, que teve carga horária total de 72 horas distribuídas em 24 encontros. A montagem explora a fusão entre arte, movimento e natureza, abordando a animalidade por meio de gestos, sons da natureza e transformações corporais.
Durante a residência pudemos trocar experiências criativas com artistas da dança, performance e áreas afins, conectando os corpos com a animalidade resguardada, questionando o olhar humano sobre os outros seres viventes.
A trilha musical da apresentação será executada ao vivo pelo violeiro e multi-instrumentista João Arruda, convidado do projeto. Após a peça, o público participa de um bate-papo sobre o processo criativo.
Ficha técnica resumida
- Artistas residentes: Diwarian, Kaetê Okano, Mariana Piorski e Maya Matta
- Artista convidado / trilha musical: João Arruda
- Pesquisa musical e operação técnica de luz e som: Marcelo Rodrigues
- Direção de cena e figurinos: Diane Ichimaru
- Coordenação do processo criativo: Diane Ichimaru e Marcelo Rodrigues
- Assistência de montagem: Camilla Puertas
- Projeto gráfico: Lucas Ichimaru
- Registro audiovisual: João Maria
- Comunicação/imprensa: Leila Lemes Branco
- Agradecimento: Nova Buttler
- Classificação indicativa: Livre
- Produção: Confraria da Dança
Informações do Evento
- Quando: 30 de agosto (sábado), 20h
- Local: Teatro Barracão – Território das Artes
- Endereço: Rua Eduardo Modesto, 128 – Vila Santa Isabel, Campinas/SP
- Ingressos: no chapéu / ChaPIX — a arrecadação da noite será destinada ao Teatro Barracão para colaborar com as despesas de manutenção do espaço
- Senhas: distribuídas 1h antes da apresentação
Fonte: Leila Branco