quarta-feira, 15 outubro, 2025
Formatar Data em JavaScript

Com novo galpão, Coopersonhos dobra volume de reciclagem e mira 50 toneladas/mês em Nova Odessa

A Coopersonhos, cooperativa de reciclagem de Nova Odessa, registrou aumento de 100% no volume de materiais processados após a inauguração de seu novo galpão, há menos de três meses — a coleta mensal saltou de 10 para 20 toneladas, resultado de uma parceria entre a Prefeitura, a Secretaria de Meio Ambiente, a empresa Ambipar e o Consimares.

Com a nova estrutura, a cooperativa presidida por Noêmia Firmino otimizou a triagem dos resíduos recolhidos em diversos bairros. Todo o material passa por seleção criteriosa e é prensado no local antes da comercialização, procedimento que agrega valor e eficiência ao processo.

“O novo galpão já nos permitiu dobrar a produtividade, mas este é apenas o começo. Nosso objetivo é chegar a 50 toneladas por mês, ampliando a coleta seletiva, criando mais postos de trabalho e gerando um impacto socioambiental positivo cada vez maior para Nova Odessa.”

Noêmia Firmino — presidente da Coopersonhos

O aumento no processamento foi possível graças à parceria entre a Prefeitura de Nova Odessa (por meio da Secretaria de Meio Ambiente), a empresa Ambipar e o Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos).

O prefeito Claudio José Schooder, o Leitinho, que também preside o Consimares, avaliou o avanço como um marco para a sustentabilidade local.

“Esta conquista é um marco e comprova que Nova Odessa está na vanguarda da economia sustentável. Quando o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil se unem, transformamos desafios em oportunidades concretas de crescimento e bem-estar para a comunidade.”

Prefeito Claudio José Schooder

Para ampliar ainda mais a capacidade, a administração municipal seguirá buscando apoio técnico e financeiro. O secretário municipal de Meio Ambiente, Rafael Brocchi, destacou o potencial educativo e econômico do projeto.

“Além do evidente ganho ambiental e do incremento na geração de renda para as famílias dos cooperados, esse projeto é um poderoso instrumento de educação ambiental. Ele beneficia toda a comunidade, cria uma economia circular robusta e posiciona nossa cidade como um exemplo a ser seguido.”

Rafael Brocchi — secretário municipal de Meio Ambiente

Atualmente a coleta mensal é de 20 toneladas e a meta é alcançar 50 toneladas por mês, além de ampliar a coleta seletiva e gerar mais postos de trabalho.

Fonte: Prefeitura de Nova Odessa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Post

Popular

Descubra mais sobre Jornal Spasso Cidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading