A Secretaria Municipal de Saúde de Sumaré realizou nesta terça-feira (12) reunião com equipes da Vigilância em Saúde e da Atenção Primária para definir a Estratégia de Vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano). A ação pretende alcançar cerca de 11 mil adolescentes e jovens que ainda não foram imunizados.
A mobilização está prevista para começar ainda neste mês de agosto e tem como objetivo imunizar jovens de 15 a 19 anos que não receberam nenhuma dose da vacina.
Para ampliar o alcance da campanha, a vacinação será levada até escolas, faculdades e cursos técnicos do município. Outras ações serão definidas gradativamente pelas equipes de saúde.
Como participar
- Público-alvo: jovens de 15 a 19 anos sem nenhuma dose contra o HPV
- Início previsto: ainda em agosto
- Locais: escolas, faculdades, cursos técnicos e unidades de saúde do município
- Documentos: documento de identidade; se possível, apresentar caderneta de vacinação
A vacina contra o HPV faz parte do calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e é importante na prevenção de diversos tipos de câncer relacionados ao vírus. O imunizante já está disponível nas unidades de saúde de Sumaré.
“Ora estratégia é para aqueles que não receberam nenhuma dose contra o HPV, nosso compromisso será levar a vacina até onde eles estão, facilitando o acesso e reforçando a importância da imunização.”