sexta-feira, 15 agosto, 2025
Formatar Data em JavaScript

Hortolândia lança Plano Municipal Decenal da Primeira Infância

A Prefeitura de Hortolândia lançou nesta quinta-feira (14/08/2025) o Plano Municipal Decenal da Primeira Infância (PMPI), documento estratégico voltado ao desenvolvimento integral de crianças de zero a seis anos com metas e ações previstas até 2034. O texto tem 322 páginas e está disponível no Portal da Educação e no portal da Prefeitura.

O ato de lançamento foi realizado no Teatro Elizabeth Keller de Matos, Jardim Amanda I e reuniu centenas de pessoas, entre autoridades dos poderes Executivo e Legislativo, professores, gestores da rede municipal de educação, conselheiros, famílias e representantes de instituições como a OAB.

Informações do Evento

  • Data: 14 de agosto de 2025
  • Local: Teatro Elizabeth Keller de Matos, Jardim Amanda I

Segundo a presidente da Comissão Intersetorial de Políticas Públicas para a Primeira Infância e diretora do Departamento de Educação Infantil, Jane Aparecida Nery de Carvalho, o plano consolida políticas públicas para a primeira infância e orienta ações intersetoriais no município. O documento define objetivos e metas para a proteção, cuidado e desenvolvimento de crianças de zero a seis anos até 2034.

O plano consolida as políticas públicas para a primeira infância e orienta o trabalho integrado entre diferentes áreas do município.

Jane Aparecida Nery de Carvalho — presidente da Comissão Intersetorial e diretora do Departamento de Educação Infantil

O prefeito José Nazareno Zezé Gomes destacou, durante a cerimônia, a ampliação da rede de proteção à criança na cidade, mencionando a criação de mais um Conselho Tutelar, a atuação do CMDCA e o papel das escolas na promoção da cidadania. Segundo ele, o PMPI fortalece mecanismos de proteção e de garantia de direitos desde a primeira infância.

O PMPI está fundamentado na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no Marco Legal da Primeira Infância e inspirado no Plano Nacional da Primeira Infância. Organizado em nove eixos prioritários, o plano articula áreas como:

  • Educação
  • Saúde
  • Assistência Social
  • Cultura
  • Esporte
  • Habitação
  • Meio Ambiente
  • Proteção e garantia de direitos
  • Participação social

Na página 8 do documento, são elencados dez princípios, entre eles colocar as crianças em primeiro lugar, erradicar a pobreza, proteger contra violência e exploração, e assegurar a participação infantil. O PMPI prevê metas e ações para articulação entre serviços e monitoramento de resultados.

O presidente da OAB/Hortolândia, Antônio Gonçalves Filho, afirmou que o plano reflete direitos estabelecidos pela lei 13.257/2016 e ressaltou a importância da intersetorialidade e da transparência na divulgação de recursos e resultados. Para a entidade, a participação da sociedade e o controle social são fundamentais para o acompanhamento das políticas.

O documento reflete direitos já previstos em lei e reforça a necessidade de atuação integrada e transparente entre as instituições.

Antônio Gonçalves Filho — presidente da OAB/Hortolândia

O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, informou que a construção do PMPI foi participativa, iniciada no final de 2023 e conduzida em 2024 pelo Comitê Intersetorial, regulamentado pelos Decretos Municipais nº 5.353 e 5.360. O secretário ressaltou o caráter coletivo do processo e a contribuição de profissionais e famílias.

O Comitê Gestor é composto por seis profissionais da educação: Jane Aparecida Nery de Carvalho, Solange Cachimiro F. de Biazzio, Maria Angelina de Campos, Lucilaine Marques da Silva Scarabeli, Simone Cristina Antoniel e Joyce Cristina Nery.

A prefeitura também citou documentos norteadores relacionados à proteção infantojuvenil, como o Plano Municipal de Enfrentamento às violências contra a criança e o/a adolescente, o Guia da Escuta Especializada e o Protocolo de atenção e cuidado à criança/ao estudante vítima ou testemunha de violência. Esses instrumentos complementam ações previstas no PMPI e orientam procedimentos de atendimento.

O texto completo do Plano Municipal Decenal da Primeira Infância (PMPI) está disponível para consulta no Portal da Educação: portaleducacao.hortolandia.sp.gov.br e no portal da Prefeitura: hortolandia.sp.gov.br.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Post

Popular

Descubra mais sobre Jornal Spasso Cidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading