No mês do Agosto Lilás, dedicado ao enfrentamento da violência contra a mulher, a escritora e comunicadora Adriana Chebabi lança o livro Precisamos Falar Sobre Relacionamentos Abusivos – VERDADE em 19 de agosto (terça), das 17h30 às 21h, na Biblioteca Municipal Prof. Ernesto Manoel Zink, Campinas. A entrada é gratuita.
O lançamento ocorre em meio a estatísticas alarmantes: 1.492 feminicídios em 2024 e cerca de 87.545 estupros no mesmo ano. Segundo a autora e a edição, em 2024 cerca de quatro mulheres foram assassinadas diariamente por razão de gênero, e 80% das vítimas de feminicídio foram mortas por companheiros ou ex-companheiros.
Dos casos, 64% ocorreram dentro de casa e a maioria das vítimas eram mulheres negras entre 18 e 44 anos. Entre os estupros registrados, 76,8% envolveram vítimas com até 14 anos e cerca de 68% dos casos ocorreram no domicílio.
A pesquisa Visível e Invisível aponta que 37,5% das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência nos últimos 12 meses — cerca de 21,4 milhões de mulheres; violência psicológica foi reportada por 31,4% e física por 16,9%.
Publicada pela Editora Belas Urbanas — que completa 10 anos em 2025 — a obra é o segundo volume sobre o tema organizado por Chebabi e integra projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo. O livro reúne relatos anônimos, alguns escritos pelas próprias mulheres e outros compilados pela autora com autorização, muitos originados em quatro oficinas realizadas no CEAMO entre novembro e dezembro de 2024.
A publicação tem também audiolivro e versão em braile disponíveis na Biblioteca Municipal de Campinas, e 80 exemplares serão doados a instituições e coletivos que atuam na rede de proteção.
Informações do Evento
- Data: 19 de agosto de 2025
- Horário: 17h30 às 21h
- Local: Biblioteca Municipal Prof. Ernesto Manoel Zink, Campinas
- Entrada: Gratuita
O lançamento incluirá roda de conversa com a autora, sessão de autógrafos e esquete teatral da CPA, dirigida por Edigar Contar.
“Sou uma artista da escuta e da palavra.”
Fonte: Atliê da Notícia