sexta-feira, 15 agosto, 2025
Formatar Data em JavaScript

Nova Odessa avança na gestão de resíduos sólidos com programa estadual Integra Resíduos

No último dia 31 de julho, Nova Odessa, sob a liderança do prefeito Cláudio José Schooder, participou de reunião com a SEMIL para discutir a modernização da gestão de resíduos sólidos por meio do programa Integra Resíduos, que visa integrar e regionalizar o manejo de resíduos urbanos na região.

Nova Odessa deu mais um passo significativo em direção à modernização da gestão de resíduos sólidos. O prefeito Cláudio José Schooder, conhecido como Leitinho, participou no último dia 31 de julho de uma reunião técnica com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (SEMIL), representada pela secretária Natália Resende. O encontro teve como objetivo discutir as próximas etapas do programa estadual Integra Resíduos, que busca integrar e regionalizar o manejo de resíduos urbanos, promovendo planejamento, economia e sustentabilidade nos municípios paulistas.

Além de prefeito de Nova Odessa, Leitinho também preside o Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas). Ele destacou o papel estratégico do consórcio na articulação de políticas públicas eficientes na área ambiental.

“Nova Odessa está comprometida em acompanhar cada etapa e construir, junto aos demais municípios, soluções eficazes para a região”,

Leitinho

afirmou, colocando a estrutura técnica e a experiência do Consimares à disposição do Governo do Estado para colaborar com o sucesso do programa.

O encontro contou com a presença de representantes técnicos de todos os municípios que integram o consórcio, além de prefeitos e vice-prefeitos da região, como Tato Bicudo (Elias Fausto), Professor Adriano Luko (vice-prefeito de Elias Fausto) e Professor Fio (vice-prefeito de Monte Mor). A adesão ampla mostra o interesse regional em avançar para um modelo de gestão ambiental mais eficiente, sustentável e economicamente viável.

Lançado oficialmente em junho de 2024, o Integra Resíduos aposta na união de esforços municipais por meio de consórcios e parcerias público-privadas para superar os gargalos da destinação de lixo. Entre seus objetivos, estão a redução do uso inadequado de aterros sanitários, a ampliação das ações de reciclagem com inclusão social de catadores e cooperativas, além de atrair investimentos e promover diagnósticos técnicos que subsidiem a formulação de políticas mais eficazes.

A adesão de Nova Odessa ao programa reforça uma visão de futuro que alia sustentabilidade ambiental com gestão pública eficiente. Diante dos desafios crescentes causados pelo aumento da produção de resíduos urbanos, apostar em soluções coletivas, planejadas e sustentáveis é não apenas necessário, mas urgente. A participação ativa da cidade nas articulações estaduais mostra que Nova Odessa está disposta a deixar para trás velhos modelos de descarte e se colocar na vanguarda das cidades que pensam o meio ambiente com seriedade.

Fonte: Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Post

Popular

Descubra mais sobre Jornal Spasso Cidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading