Pesquisa da Abrasel revela que 68% dos bares e restaurantes da região de Campinas esperam aumento nas vendas no Dia dos Pais, com destaque para crescimento entre 5% e 21% no faturamento em 10 de agosto.
Entre os que irão abrir no domingo, a maior parte prevê aumento de faturamento entre 5% e 21%. Dos 68% que esperam alta, 21% estimam crescimento de até 5%; 22% projetam aumento entre 6% e 10%; 17% acreditam em alta entre 11% e 20%; 4% estimam crescimento entre 21% e 30%; e outros 4% esperam alta superior a 30%.
Além disso, 20% dos empresários esperam estabilidade nas vendas, enquanto apenas 5% projetam queda.
O Dia dos Pais é uma data com menor movimento em relação a datas como o Dia das Mães e Namorados, mas tem um tíquete médio mais elevado.
Mesmo assim os empresários se mostram confiantes com o movimento para este final de semana.
Quanto à inflação, 39% dos estabelecimentos não conseguiram aumentar os preços nos últimos 12 meses; 54% realizaram reajustes conforme ou abaixo da inflação; e 7% reajustaram acima da inflação.
O otimismo para o Dia dos Pais contrasta com o desempenho abaixo do esperado em junho, quando o movimento foi mais fraco, possivelmente afetado por frentes frias e períodos de chuva em várias regiões do país. A redução no fluxo de clientes e no consumo contribuiu para a piora nos resultados financeiros, com queda de 3,7% nas vendas em relação a maio, segundo o Índice Abrasel-Stone.
Os dados mostram que há uma recuperação em andamento, mas ela é lenta e instável. A pressão sobre as margens e a dificuldade para repassar os custos impactam diretamente a saúde financeira dos negócios. Por isso, datas como o Dia dos Pais são estratégicas para injetar recursos no caixa e ajudar os empreendimentos a manterem a operação.
Fonte: Comunicação Estratégica Campinas