A startup Sim!Cerveja, pioneira na produção 100% nacional de cervejas sem álcool, cresce em Campinas impulsionada pelo aumento do consumo e expansão no varejo em 2025.
Fundada em 2022 por um grupo de empresários liderados por David Figueira, sócio fundador e diretor de operações, a Sim!Cerveja já acumula mais de 15 prêmios nacionais e internacionais, incluindo o Ouro na categoria de cervejas sem álcool no World Beer Cup de 2025, a principal competição mundial do setor realizada nos Estados Unidos.
Figueira, formado em Física pela Unicamp, onde também concluiu mestrado e doutorado, destaca o papel fundamental de Campinas e da região – que inclui cidades como Sumaré, Nova Odessa, Hortolândia e Paulínia – como berço de incubadoras de sucesso.
“A presença das universidades, como a Unicamp, estimula o conhecimento e a vontade dos alunos e ex-alunos a criarem negócios inovadores, disruptivos e escaláveis no Brasil e no mundo” David Figueira, sócio fundador e diretor de operações da Sim!Cerveja
“Venho acompanhando-os desde o seu surgimento, em 2017, e a revolução que eles vêm causando” David Figueira
A ideia surgiu durante uma palestra em 2022, quando uma participante questionou: Se vocês têm todas essas tecnologias para fazer cervejas, por que não fazem uma cerveja boa sem álcool?
A partir daí, após intensas pesquisas e investimentos em tecnologia na incubadora Cervejaria Cogumelo, os primeiros rótulos da Sim!Cerveja foram lançados no e-commerce próprio e em pontos de venda estratégicos.
Segundo dados da consultoria Euromonitor, o mercado brasileiro de cervejas zero álcool cresceu mais de 200% entre 2020 e 2023, passando de 197,8 milhões para 649,9 milhões de litros comercializados.
A previsão da Euromonitor indica que o Brasil deve alcançar o consumo de cerca de 1 bilhão de litros de cerveja sem álcool em 2025, consolidando o país como o segundo maior mercado mundial, atrás apenas da Alemanha.
“Esse aumento na procura por cervejas sem álcool é resultado da mudança de comportamento das pessoas de diversos nichos, como o consumidor tradicional, jovens e esportistas, que priorizam melhor qualidade de vida e menor consumo de álcool” David Figueira
A trajetória da Sim!Cerveja reforça a força do ecossistema de inovação de Campinas e região, que inclui municípios como Sumaré, Nova Odessa, Hortolândia e Paulínia, contribuindo para o desenvolvimento econômico local e para a ampliação do mercado de bebidas inovadoras e saudáveis.
Fonte: Comunicação Estratégica Campinas