Cidades da região de Piracicaba, incluindo Piracicaba, Ipeúna e Santa Maria da Serra, buscam o reconhecimento oficial de sete cadeias produtivas locais em setores como saúde, turismo, agro e cachaça, por meio do Programa SP Produz com apoio do Sebrae-SP.
Atualmente, a região já conta com seis cadeias consolidadas em três cidades, e as sete novas candidatas buscam validação junto ao governo do estado por meio do Programa SP Produz. O Sebrae-SP é parceiro estratégico do programa, que encerrou o prazo para submissão das inscrições no último dia 17.
Setores participantes do edital
Os setores participantes do edital são:
- CPL Saúde de Piracicaba: reúne empresas de produtos médicos e odontológicos, produtoras de alimentos, profissionais de saúde como médicos e dentistas, prestadores de serviços, entidades e instituições.

- CPL Turismo Tirolês de Piracicaba: abrange pequenos negócios ligados ao turismo e gastronomia do bairro Tirol, além de outros agentes da cadeia.
- CPL Agricultura Natural de Ipeúna: inclui pequenos produtores, empresas, comerciantes, entidades e instituições.
- CPL Mandioca de Santa Maria da Serra: focada em pequenos produtores, empresas de processamento, turismo, gastronomia e comércio local.
- CPL Cachaça de Piracicaba: reúne produtores da bebida, fornecedores de insumos, historiadores, instituições de ensino e entidades.

- CPL Bioeconomia de Piracicaba e região: voltada para polinizadores, reúne criadores de abelhas, prefeituras, cooperativas agrícolas, usinas de açúcar e álcool e instituições de apoio.
- CPL Bioenergia de Piracicaba: engloba empresas e entidades do setor sucroenergético, buscando consolidar sua atuação após cerca de uma década como Arranjo Produtivo Local (APL).
São setores que já atuam em cadeia e cooperam entre si, mas agora o próximo passo é buscar esse reconhecimento pelo programa estadual. São vocações consolidadas da nossa cidade ou região, como a saúde em Piracicaba ou a agricultura natural em Ipeúna, e unir todos os participantes da cadeia com esse objetivo em comum é muito benéfico. Contribui para o desenvolvimento econômico regional, além de fortalecer individualmente cada setor. Fabio Gerlach, gerente regional do Sebrae-SP
A estruturação em cadeias produtivas também visa reduzir custos de produção, gerar empregos e renda, além de fortalecer os negócios locais.
Em 2024, o Programa SP Produz reconheceu na região cadeias produtivas consolidadas nas áreas de têxtil e confecção em Americana; semijoias e metal mecânica em Limeira; tecnologia da informação e comunicação em Limeira e Piracicaba; além de máquinas, equipamentos e serviços para cervejarias artesanais em Piracicaba.
Fonte: Sebrae-SP | Escritório Regional Piracicaba