A campanha Junho Violeta, que conscientiza sobre a violência contra a pessoa idosa, foi encerrada em Hortolândia com apresentação do Grupo de Teatro Satropé no Paço Municipal, após ações durante todo o mês de junho envolvendo cerca de 300 participantes.
Encerramento da campanha Junho Violeta em Hortolândia
A Prefeitura de Hortolândia finalizou nesta semana a campanha de conscientização Junho Violeta, que alerta a população sobre a violência contra a pessoa idosa. O encerramento ocorreu no Palácio dos Migrantes – Paço Municipal “Prefeito Angelo Augusto Perugini”, com a apresentação de Literatura do Cordel pelo Grupo de Teatro Satropé, que destacou temas como respeito, sabedoria, dignidade e valorização do idoso.
- Local: Palácio dos Migrantes – Paço Municipal “Prefeito Angelo Augusto Perugini”
Durante todo o mês de junho, diversas ações foram promovidas pela Prefeitura de Hortolândia para abordar o tema da violência contra a pessoa idosa. Entre elas, o Dia “D” de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, realizado no OAPE (Observatório Parque Escola), localizado no Jardim Santa Clara do Lago, que reuniu aproximadamente 300 pessoas.
Atividades educativas e palestras
Além disso, no Espaço Viva Mais, também no Jardim Santa Clara do Lago, e na Unidade Básica de Saúde do Jardim Adelaide, foram realizadas palestras lúdicas e rodas de conversa. Nessas atividades, foram explicados os principais tipos de violência contra o idoso, conforme denúncias recebidas pelo Disque 100: violência física, psicológica, institucional, negligência/abandono e violência financeira/patrimonial.
Foram distribuídas cartilhas de bolso com informações sobre os direitos da pessoa idosa, conforme o Estatuto do Idoso, e orientações para um envelhecimento saudável, promovidas pelo segmento da Pessoa Idosa.
Compromisso e mobilização regional
As ações do Junho Violeta reafirmam nosso compromisso com a dignidade e o respeito às pessoas idosas. Cada atividade realizada ao longo do mês foi pensada para conscientizar, informar e, acima de tudo, proteger. O combate à violência contra a pessoa idosa exige união, sensibilidade e atitude. Seguiremos firmes nessa luta todos os dias do ano. Heverton Silva, diretor do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas
A campanha Junho Violeta, realizada em Hortolândia, reforça a importância da mobilização regional para a proteção e valorização dos idosos, com impacto direto em toda a Região Metropolitana de Campinas, incluindo cidades próximas como Sumaré, Nova Odessa e Paulínia.
Fonte: Prefeitura Municipal de Hortolândia