terça-feira, 1 julho, 2025
Formatar Data em JavaScript

Colégio Adventista de Campinas integra Cultura Maker para educação prática e socioemocional

O Colégio Adventista do Taquaral, em Campinas, adota a Cultura Maker para desenvolver habilidades socioemocionais e práticas em crianças de 3 a 14 anos, preparando alunos para o século 21 com uma educação multidisciplinar e ativa.

A Cultura Maker tem sido incorporada de forma significativa no projeto educacional do Colégio Adventista do Taquaral, em Campinas, alinhada à filosofia da formação integral do ser humano e ao desenvolvimento de competências essenciais para o século 21. Essa abordagem pedagógica vai muito além do ensino tradicional, preparando os alunos para a vida por meio do aprendizado prático e vivencial.

com esse método de ensino o aluno aprende, vivenciando situações. professora Roberta Guimarães, pedagoga, mestre em Educação e diretora da unidade

Professora Roberta Guimarães

Ela destaca que o aprendizado inicial é corporal e, por isso, a educação infantil deve ser muito voltada à prática, promovendo vivências que envolvem aspectos cognitivos e neuronais, fundamentais para o amadurecimento dos estudantes até o término do ensino fundamental, que abrange crianças e adolescentes de 3 a 14 anos, do maternal ao nono ano.

Dentro do seu conceito educacional, a Rede Adventista traz aulas práticas, ao invés de somente teoria. Nesse sentido, a Cultura Maker está focada no contexto de uma educação multidisciplinar, prática e integrada a disciplinas como Língua Portuguesa, Geografia, História, Matemática, entre outras, com o objetivo de despertar o aluno para uma maior percepção do mundo que o cerca. Roberta

A professora ressalta a importância da incorporação prática dos conteúdos:

Incorporar nada mais é do que deixar cravado no meu corpo aquilo que eu aprendi. Então, aprendo sobre situações da matemática quando vou brincar com corda ou com areia, ou com coisas variadas. Essa abstração vai acontecendo de maneira natural. Somos professores que trabalhamos a Cultura Maker no dia a dia, dentro da nossa atuação pedagógica. Roberta

A mobilidade e o desenvolvimento prático também são pilares dessa cultura. Alunos de 10 anos, por exemplo, constroem maquetes manuais de cidades planejadas, aplicando conceitos multidisciplinares. Já as crianças do maternal e infantil participam de atividades no Sítio do Vovô Juca, onde manuseiam a terra, aprendem a plantar hortaliças e legumes e acompanham o crescimento das plantas, promovendo uma conexão direta com a natureza e o aprendizado prático.

Além do “fazer”, a Cultura Maker contribui para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais essenciais, como colaboração, perseverança, autonomia e resiliência, que são fundamentais para a formação do caráter dos alunos.

São conexões neuronais muito maiores, que ocorrem desde criança até a fase adulta. Diria ainda que nós adultos, também precisamos do Maker em nossas vidas. a professora Roberta

A Rede Educacional Adventista no Brasil teve início em 1º de julho de 1896, com a abertura do Colégio Internacional de Curitiba, primeira unidade da rede no país. Atualmente, são 520 unidades educacionais no Brasil, totalizando 9,4 mil instituições no mundo e 2,1 milhões de alunos.

Em Campinas, a Rede Adventista está presente há mais de 70 anos, sendo a unidade Taquaral a quarta no município. Além do Brasil, a rede possui unidades em países como Argentina, Estados Unidos, Chile, Uruguai, Bolívia, Equador, Peru e Paraguai.

Fonte: Roncon & Graça Comunicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Post

Popular

Descubra mais sobre Jornal Spasso Cidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading