segunda-feira, 30 junho, 2025
Formatar Data em JavaScript

Sumaré regulamenta Programa Disque Plante uma Árvore para ampliar arborização urbana

O prefeito Henrique Stein Sciascio publicou em 25 de junho o decreto que regulamenta o Programa Disque Plante uma Árvore em Sumaré, permitindo que moradores solicitem mudas para ampliar a arborização urbana com critérios técnicos e acessíveis.

A cidade de Sumaré avançou nas ações ambientais com a regulamentação do Programa “Disque Plante uma Árvore”, instituído pela Lei Municipal nº 7.431, de 2025. O decreto foi publicado pelo prefeito Henrique Stein Sciascio na última terça-feira (25) e tem como objetivo ampliar a arborização do município com critérios técnicos e acessíveis à população.

Por meio do programa, moradores interessados poderão solicitar mudas de árvores diretamente à Secretaria Municipal de Sustentabilidade. O pedido pode ser feito via telefone ou por outro canal oficial disponibilizado pela pasta. Para participar, o cidadão deverá preencher um formulário no momento da entrega das mudas.

De acordo com o decreto, o plantio poderá ocorrer tanto em calçadas (áreas públicas) quanto em terrenos particulares, desde que respeitadas as normas técnicas municipais. Antes da entrega, a Secretaria realizará uma vistoria técnica no local indicado para avaliar a viabilidade do plantio e indicar a espécie de muda mais adequada, considerando a conservação do solo, da água e do meio ambiente.

Com essa ação, queremos aproximar a comunidade da sustentabilidade. Buscamos uma cidade mais verde e mais envolvida nas decisões ambientais. Guilherme Dall’Orto, secretário de Sustentabilidade

O programa estabelece que o munícipe pode solicitar novas mudas a cada seis meses, desde que comprove o plantio anterior. Caso o cidadão receba a muda e não a plante, sem apresentar justificativa plausível, perderá o direito a novas solicitações.

Além disso, pedidos serão negados quando não houver viabilidade técnica ou quando o espaço para o plantio for insuficiente.

O decreto já está em vigor, e o próximo passo é a divulgação dos canais oficiais para solicitação das mudas, fortalecendo as políticas públicas ambientais locais em Sumaré e impactando positivamente a Região Metropolitana de Campinas, incluindo cidades vizinhas como Nova Odessa, Hortolândia e Paulínia.

Fonte: SECOM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Post

Popular

Descubra mais sobre Jornal Spasso Cidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading