segunda-feira, 30 junho, 2025
Formatar Data em JavaScript

Hortolândia inicia aplicação da dose zero contra sarampo em crianças até 11 meses

Hortolândia começou, em 24 de junho, a aplicar gratuitamente a dose zero contra sarampo em crianças de 6 a 11 meses, nas 17 UBSs e USFs da cidade, medida preventiva recomendada pelo Ministério da Saúde para evitar a reintrodução do vírus.

A partir desta terça-feira (24/06), Hortolândia iniciou a vacinação com a dose zero (D0) contra o sarampo para crianças com idades entre 6 meses e 11 meses e 29 dias. A imunização gratuita ocorre durante a semana em 17 salas de vacinação da rede SUS, distribuídas em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) no município.

As salas que aplicam a dose zero das 7h30 às 15h30 são: UBS Novo Ângulo; USF São Bento; USF Jardim Amanda; USF Jardim Santiago; USF Orestes Ôngaro; USF Parque São Jorge; USF Parque do Horto; USF Jardim Santa Esmeralda; USF Jardim Adelaide; USF Nova Europa; USF Taquara Branca; e USF Villagio Ghiraldelli.

Além disso, algumas UBSs oferecem horário ampliado para vacinação: UBS Jardim Amanda II, UBS Dom Bruno Gamberini no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, UBS Jardim Rosolém e UBS Jardim Santa Clara atendem até às 17h30; e UBS Parque das Figueiras funciona até às 18h30.

  • Data: 24 de junho
  • Horário: das 7h30 às 15h30 (salas padrão)
  • Horário ampliado: até 17h30 em algumas UBSs e até 18h30 na UBS Parque das Figueiras
  • Locais: 17 UBSs e USFs em Hortolândia

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que pais e responsáveis levem documento de identificação e a carteira de vacinação da criança no dia da aplicação da dose.

Recomendações e contexto nacional

Embora o Brasil tenha conquistado a certificação internacional de área Livre do Sarampo, a aplicação da dose zero em crianças menores de um ano é uma ação preventiva recomendada pelo Ministério da Saúde, conforme a Nota Técnica Nº 63/2025 da Coordenação-Geral de Incorporação Científica e Imunização do Departamento do Programa Nacional de Imunizações.

O objetivo é evitar a reintrodução do vírus no país, especialmente diante do cenário das Américas, onde até 19 de abril de 2025 foram confirmados 2.325 casos de sarampo e quatro mortes em sete países: Argentina, Belize, Bolívia, Canadá, México, Estados Unidos e Brasil.

A Nota Técnica esclarece que a dose zero não substitui as doses do calendário de rotina, que devem ser mantidas aos 12 e 15 meses, respeitando intervalo mínimo de quatro semanas entre as doses. Essa medida atua tanto na intensificação vacinal em áreas vulneráveis quanto como estratégia de bloqueio vacinal diante de contatos com casos suspeitos ou confirmados de sarampo.

Importância regional da vacinação

Essa iniciativa reforça a importância da vacinação infantil em Hortolândia e contribui para a saúde pública da Região Metropolitana de Campinas, impactando diretamente cidades vizinhas como Sumaré, Nova Odessa e Paulínia.

Fonte: Prefeitura Municipal de Hortolândia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Post

Popular

Descubra mais sobre Jornal Spasso Cidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading