Campinas sediou em 17 de junho o Encontro de Diretores Regionais do SindusCon-SP, focado em integrar lideranças e debater estratégias para superar desafios da construção civil no interior paulista.
Campinas recebeu, na terça-feira (17), o Encontro de Diretores Regionais do SindusCon-SP, evento que reforçou a integração das regionais do interior paulista e promoveu debates sobre os principais desafios e oportunidades da construção civil no estado.
O encontro contou com a presença de membros da diretoria, equipe técnica e diretores regionais do SindusCon-SP, entre eles Ricardo Aragão (Bauru), Márcio Benvenutti (Campinas), Fernando Junqueira (Ribeirão Preto), Lucas Teixeira (Santos), Cláudio Gomes (Santo André), Rafael Coelho (São José do Rio Preto), Felipe Manzano (São José dos Campos), Mauro Rossi (delegado em Mogi das Cruzes) e Camila Fiuza, diretora-adjunta da vice-presidência de Interior.
Abertura e discursos das lideranças
Na abertura, o presidente do SindusCon-SP, Yorki Estefan, destacou a importância estratégica das diretorias regionais para o fortalecimento do setor no interior paulista.
“Desde o início da minha gestão, priorizamos o fortalecimento das regionais. Temos um time extremamente relevante fora da capital e a aproximação entre essas lideranças é essencial para encontrarmos soluções eficazes para os desafios da construção civil. O SindusCon-SP é uma entidade de atuação estadual, por isso, nossa responsabilidade é estar presente e ativo em todas as regiões.” Yorki Estefan, presidente do SindusCon-SP
O vice-presidente de Interior, Victor Bassan, reforçou o papel da articulação entre as regionais e a sede, enfatizando o compartilhamento de soluções técnicas e estratégicas.
“O associado precisa saber que suas demandas estão sendo tratadas nessa reunião. Também é fundamental anteciparmos problemas que, muitas vezes, nem estão no radar das empresas. Essas soluções precisam chegar a quem está na linha de frente do setor no interior.” Victor Bassan, vice-presidente de Interior
Temas e pautas regionais discutidas
Durante o evento, os diretores regionais apresentaram os trabalhos realizados em suas áreas e trouxeram pautas locais como a revisão de planos diretores, tramitação de projetos nos órgãos públicos, cumprimento de normas técnicas, políticas de habitação popular, escassez de mão de obra qualificada e a necessidade de cursos de capacitação alinhados às demandas específicas de cada localidade.
Victor Bassan também ressaltou iniciativas promovidas pela vice-presidência de Interior, como a Jornada da Habitação, rodadas de negócios da construção e seminários técnicos, além das interlocuções mantidas com o governo estadual e prefeituras do interior, incluindo municípios próximos a Campinas como Sumaré, Nova Odessa, Hortolândia e Paulínia.
O evento contou ainda com a participação dos vice-presidentes de Habitação, Daniela Ferrari, e de Responsabilidade Social, Haruo Hishikawa, além do coordenador do Comitê de Obras Industriais (COI), Thiago Borges, que apresentaram as principais ações de suas áreas e esclareceram dúvidas dos participantes.
Palestras e encerramento
Encerrando as apresentações, David Fratel, diretor-adjunto da área de “Gente” vinculada à Vice-Presidência de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP, conduziu a palestra “Iniciativas setoriais para enfrentar os desafios da escassez de mão de obra”, destacando a urgência de estratégias coletivas e programas de qualificação alinhados às necessidades reais do setor da construção civil.
Ao final, Victor Bassan incentivou os diretores regionais a compartilharem as informações do encontro com seus associados, visando ampliar o engajamento e fortalecer a participação das empresas do interior paulista nos grupos de trabalho e pautas estratégicas da entidade.
“Cada diretor saiu deste encontro com a certeza de que o SindusCon-SP é uma entidade comprometida em ouvir e buscar soluções para as demandas das empresas do interior. Queremos ampliar a realização de eventos e seminários nessas regiões, pois isso fortalece nossa representatividade e evidencia, de forma clara, a proposta de valor da entidade.” Victor Bassan, vice-presidente de Interior
Também participaram os diretores-adjuntos regionais: Felipe Diaz (Santo André); João Moreira e Pedro Donadon (Ribeirão Preto); Ricardo Beschizza (Santos); Jamil Nassif e João Paulo Penteado (São José do Rio Preto); Olair Filho e Mauri Leite (Bauru); Renan Pérsio e Lucas Teles (Sorocaba); Marina Benvenutti e Túlio Pereira (Campinas).
Sobre o SindusCon-SP
O SindusCon-SP é a maior associação de empresas da indústria da construção na América Latina, congregando 300 construtoras associadas e representando cerca de 50 mil empresas nos setores residencial, industrial, comercial, infraestrutura e habitação popular no estado de São Paulo.
Com sede na capital paulista e representações em nove regiões, incluindo municípios do interior como Campinas e cidades vizinhas, a construção paulista responde por 27,6% do total nacional, que representa 4,9% do PIB brasileiro.
Assista ao vídeo-depoimento do presidente Yorki Estefan:
Assista ao vídeo-depoimento do vice-presidente de Interior, Victor Bassan:
Fonte: Roncon & Graça Comunicações