quarta-feira, 30 julho, 2025
Formatar Data em JavaScript

Presidente do Ciesp destaca eficiência e redução de custos com IA no Campinas Innovation Week

Rafael Cervone, presidente do Ciesp, ressaltou no Campinas Innovation Week que a inteligência artificial traz eficiência operacional, redução de custos e falhas humanas para a indústria, além de desafios como resistência cultural e ética.

O aumento da eficiência operacional e a redução de custos e de falhas humanas são alguns dos principais benefícios estratégicos da implementação da Inteligência Artificial (IA) na indústria, explicou o presidente do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Rafael Cervone, durante sua palestra “Inteligência Artificial na Indústria 4.0” na terça-feira (10), no Campinas Innovation Week, um dos maiores eventos de inovação, empreendedorismo e negócios do interior paulista.

Cervone destacou que as indústrias que adotam tecnologias com IA também ganham vantagens como a personalização de produtos em larga escala, a tomada de decisão orientada por dados, a sustentabilidade e o uso otimizado de recursos. Contudo, ele apontou desafios importantes para as empresas, incluindo resistência cultural, capacitação de equipes, coleta e proteção de dados, cibersegurança, governança e ética na IA.

“A resistência cultural é um aspecto super relevante. Nós estamos trabalhando hoje dentro das empresas, com três, quatro, cinco gerações muitas vezes. São mindsets completamente diferentes” presidente do Ciesp, Rafael Cervone

explicou o presidente do Ciesp, ressaltando a necessidade de adaptação para lidar com as diferenças geracionais nas empresas da região de Campinas, que inclui cidades como Sumaré, Nova Odessa, Hortolândia e Paulínia.

Cervone também observou que o conceito de envelhecimento mudou, já que pessoas entre 60 e 70 anos estão mais ativas e que estudos indicam a possibilidade do ser humano viver até 150 anos, o que reforça a importância de adaptação contínua. Além disso, ele chamou atenção para a necessidade de aprimorar a forma como se faz perguntas à IA, especialmente com as novas gerações que enfrentam dificuldades em leituras longas e interpretação de texto.

“Isso impacta a capacidade deles de interpretarem um problema e os deixa suscetíveis a uma indução no uso da Inteligência Artificial, por isso falamos em ética também” Rafael Cervone no evento

Entre as aplicações práticas da IA na indústria, Cervone citou a manutenção preditiva de ativos, que utiliza ferramentas para analisar parâmetros de máquinas e produção e determinar a necessidade de manutenção. Outras aplicações mencionadas foram soluções em visão computacional, controle inteligente de produção e chatbots para suporte operacional.

O diretor do Ciesp-Campinas, José Henrique Toledo Corrêa, presente no Campinas Innovation Week, destacou a importância histórica e atual da região:

“A partir dos anos 1950, a região de Campinas ocupou a segunda posição como principal polo industrial do Estado de São Paulo. A Jornada de Transformação Digital, realizada pelo Ciesp estadual, tem apoiado o desenvolvimento tecnológico das empresas de diversos segmentos e tamanhos. Nesse contexto, o Campinas Innovation Week é um divisor de águas para ampliar o polo tecnológico da região” diretor do Ciesp-Campinas, José Henrique Toledo Corrêa

Para assistir à palestra completa de Rafael Cervone no Campinas Innovation Week, acesse o vídeo Rafael Cervone – Presidente do Ciesp.

Fonte: Roncon & Graça Comunicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Post

Popular

Descubra mais sobre Jornal Spasso Cidades

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading