Espírito Santo do Pinhal se prepara para receber a 1ª Mostra de Arte Híbrida, promovida pela Cia da Hebe, a partir do dia 21 de setembro. Este evento cultural conta com uma programação gratuita que inclui workshops, imersões e conversas com uma diversidade de artistas, como atores, bailarinos, músicos, escritores e fotógrafos.
Mônica Sucupira, atriz e poeta, e uma das coordenadoras da Mostra, destaca: “Trata-se de um evento que revela o turismo cultural em Pinhal, uma cidade já reconhecida por integrar a rota de vinhos e turismo rural no interior paulista”. A Mostra é resultado das práticas artísticas que a Cia da Hebe desenvolveu nas áreas de fotografia, dança, teatro, performance, videoarte, música, poesia e artes gráficas. A partir desta primeira edição, o evento será incorporado à programação da Cia da Hebe de forma permanente.
A Mostra terá um time diversificado, incluindo curadores, escritores, fotógrafos e artistas visuais. Tika Tiritilli, fotógrafa e coordenadora, observa que “esta é uma oportunidade de expansão da Cia, agora com um conjunto de atividades que inclui o CineHebeClube, representativo da qualidade do trabalho aqui produzido”.
Localizada em um casarão de 121 anos, a Cia da Hebe se destaca como uma associação de arte e cultura sem fins lucrativos e promove uma série de atividades que propõem formação, informação e convivência através da arte. O evento deverá ampliar a audiência local e atrair visitantes, ampliando o impacto cultural na região.
A abertura da mostra ocorrerá no dia 21 de setembro, às 20h30, com o espetáculo de dança “Peças de Conversação”, do Núcleo Cinematográfico de Dança (NCD) de São Paulo. Além disso, na mesma data das 10h às 13h, acontecerá a oficina de colagem com a artista plástica e colagista Sheila Kruger, de Campinas.
A programação seguirá com outras oficinas, tais como a da escritora e curadora Verônica Stigger, que abordará “Clarice Lispector: escritora e pintora”; o fotógrafo Cristiano Mascaro, que discursará sobre fotografia e urbanidade; e oficinas práticas de tambores com Cris Bueno e Inês Viana e de poesia e artes gráficas com André Gravatá, além do espetáculo de teatro “Meu nome: Mamãe”, da Mundana Companhia, com Aury Porto.
A Cia da Hebe assegura um trabalho de democratização do acesso à arte e promove a arte como um meio social e cultural. A associação recebeu, em 2024, o selo de “Ponto de Cultura” do Ministério da Cultura e o título de “Utilidade Pública” pela Câmara Municipal em 2023.
Serviço:
Abertura oficial da Mostra de Arte Híbrida
– Data/Horário: 21 de setembro das 10h às 13h
Oficina de colagem com Sheila Kruger
– Às 20h30
Espetáculo de dança “Peças de Conversação”, do Núcleo Cinematográfico de Dança (NCD) de São Paulo – com Maristela Estrela e Mariana Sucupira
Gratuito – reserva de ingresso pelo @ciadahebe (@ciadahebe) • Fotos e vídeos do Instagram ou whatsapp: (19) 9 883764138